Gricha Tinto 2018

RIEDEL Mind the Glass

Douro – 13,5% – PVP: 30 Euros – Nota: 93+/18,5

De cor rubi. Aroma muito complexo envolvendo fruta preta, fruta vermelha, especiarias, leve vegetal e alguma evolução. No palato revela fruta vermelha e preta envolvidas em fino chocolate e especiarias. A acidez pronunciada e os taninos sedosos contribuem para uma prova muito equilibrada, sedosa e levemente texturada.

O vinho perdeu alguns dos aromas vegetais, a barrica integrou-se ainda mais e a fruta preta intensificou-se. Está num excelente momento. Pura elegância.

Um grande vinho do Douro que merece maior destaque e reconhecimento.

Casta: Touriga Nacional.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e maceraram durante 4 dias. A fermentação decorreu em cubas de inox com temperatura controlada. O vinho estagiou durante 12 meses em barricas novas de carvalho francês.

Aspeto: Intensidade médio e rubi.

Nariz: Intensidade média, folha de tomate, esteva, amora, groselha, cereja, ameixa, pimenta branca, leve alcatrão e tabaco.

Boca: Seco, tanino redondo, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), cereja, ameixa, leve pimenta preta, leve chocolate e final longo.

Temperatura de Serviço: 17º

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Projeto: A Churchill’s foi criada por Johnny Graham tendo por sócios a sua esposa e dois irmãos. A empresa foi nomeada em homenagem à esposa de Johnny, Caroline Churchill. A primeira colheita data de 1982 e nas décadas seguintes, a produção cresceu para incluir uma gama completa de portos de rubi e tawny.

Em 1999, a Churchill adquiriu a Quinta da Gricha com 50 Hectares e em 2002, criaram as gamas de vinhos do Douro Churchill’s Estates e Quinta da Gricha.

Produtor: Churchill’s.

Enólogos: Ricardo Pinto Nunes e John Graham.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Data de prova: 25/6/2021 – 7/5/2022

Observações: Amostra gentilmente fornecida pelo produtor.

Deixe uma resposta