Herdade do Rocim Fresh From Amphora Branco 2020

RIEDEL Mind the Glass

Alentejo – 11% – PVP: 12 Euros – Nota: 89/17,5

Aromas ténues a flores, citrinos e terra. O palato confirma a fruta muito fresca e revela alguma textura e acidez marcada. Um registo leve, fresco, muito fácil de beber e refrescante.

É o melhor edição de sempre. A não perder.

Castas: Perrum, Rabo de Ovelha e Manteúdo.

Vinificação: A vinificação realizou-se pelo processo tradicional, em talhas de barro, e sem controlo de temperatura. O vinho esteve dois meses em contacto pelicular na talha.

Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.

Nariz: Intensidade média(-), floral, lima e terra.

Boca: Seco, acidez alta, tanino áspero, álcool médio(-), corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego e final longo.

Temperatura de Serviço: 12º

Projeto: A Herdade do Rocim, com cerca de 120 hectares, situa-se entre Cuba e Vidigueira e pertence à Movicortes, S.A, com sede em Leiria

Condição de Prova: Ao jantar.

Entre os anos 2001 e 2004 foram plantados cerca de 20 hectares de vinha, na sua maioria de Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira, plantadas em solos franco-argilosos mas também a Touriga Nacional e Syrah plantadas em solos arenosos.

Em 2006 plantaram-se sete hectares de castas brancas em solos arenosos, sobretudo de Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Alvarinho. Entre os anos de 2009 e 2011, foram plantados 23 hectares de vinha, dois de castas brancas, Viosinho e Arinto, em solos maioritariamente arenosos, e os restantes 21 hectares de castas tintas com forte predomínio da casta Alicante Bouschet, plantada tanto em solos franco-argilosos como em solos arenosos e também alguma área de Tannat e Petit Verdot, plantados em solos franco-argilosos.

A Herdade do Rocim tem 70 hectares de vinha, 53 de castas tintas e 17 de castas brancas.

Produtor: Herdade do Rocim

Enólogos: Catarina Vieira e Pedro Ribeiro

Viticultores: Catarina Vieira e Amândio Cruz

Capacidade: Litro (1 L)

Data de prova: 12/6/2021

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta