Vale dos Ares Limited Edition Alvarinho Branco 2018

RIEDEL

Vinhos Verdes – 13,5% – PVP: 23 Euros – Nota: 90/18

Aromaticamente austero mas denota fruta cítrica muito fresca bem combinada com algum biscoito e pedra molhada. No palato apresenta-se estruturado e com boa intensidade. Destaca-se a fruta cítrica e uma acidez quase cortante. Uso parcimonioso da barrica.

O perfil fechado e austero prometem um excelente potencial de envelhecimento. Talvez seja uma das melhores edições de sempre.

Projeto: A MQ Vinhos, encabeçada por Miguel Queimado, é uma jovem empresa familiar que abraçou a produção de vinhos da casta Alvarinho.

Esta está localizada na Quinta do Mato, no cerne da sub-região de Monção e Melgaço, sendo já considerada uma zona de altitude dentro da região.

Vinificação: As uvas foram submetidas a uma maceração pelicular a frio, seguida de uma prensagem suave. O mosto fermentou em cubas de inox, finalizando em barricas usadas de carvalho francês. Após a fermentação seguiu-se um estágio de 6 meses nas mesmas barricas com “battonage”. Após o engarramanto estagiou durante 18 meses antes de ser lançado no mercado.

Casta: Alvarinho

Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.

Nariz: Intensidade média, leve flor de laranjeira, leve ananás, casca de laranja, pimenta branca, leve biscoito e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), corpo médio, intensidade média(+), lima, toranja, pimenta branca, biscoito e final longo.

Produtor: MQ Vinhos

Enologia: Gabriela Albuquerque

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 12º

Data de prova: 5/10/2020

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta