Ribeiro Santo Pinot Noir Tinto 2017

RIEDEL Mind the Glass

Terras do Dão – 13,5% – PVP: 25 Euros – Nota: 89+/17,5

De cor aberta. Aromas e sabores a fruta preta, leves especiarias, fruta vermelha e balsâmico. Um vinho muito fresco, fiel à casta e vibrante. Excelente para a mesa.

Boa surpresa.

Casta: Pinot Noir

Vinificação: As uvas fermentaram com temperatura controlada. A fermentação malolática ocorreu em barricas usadas de carvalho francês. O vinho estagiou durante 9 meses em barrica. Antes de ser lançado no mercado estagiou em garrafa durante 6 meses.

Aspeto: Intensidade média e rubi claro.

Nariz: Intensidade média, mato, amora, morango e leve pimenta branca.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), tanino médio, corpo médio, intensidade média(+), amora, morango, leve pimenta preta e final longo.

Temperatura de Serviço: 17º

Produtor: Produtor: Magnum – Carlos Lucas Vinhos

Projeto: A Magnum Vinhos nasceu em Oliveira do Conde pelas mãos de  Carlos Rodrigues e Carlos Lucas. Com o passar dos anos juntaram, aos trinta hectares do Dão, mais 60 no Alentejo e 10 no Douro, ao portefólio

A Quinta do Ribeiro Santo foi adquirida pela família de Carlos Lucas em 1994, que replantou de imediato, dando inicio ao primeiro vinho engarrafado com o seu nome na colheita de 2000.

A vinha apresenta o encepamento tradicional com as castas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinto Cão e Encruzado, que foram plantados num terreno granítico pobre, com grandes afloramentos rochosos, de onde se avista a Serra da Estrela.

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Enólogo: Carlos Lucas

Capacidade: 0,75 L

Temperatura de Serviço: 16º

Data de prova: 4/7/2021

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta