Pedra Cancela Vinha da Fidalga Tinto 2018

RIEDEL Mind the Glass

Dão – 13% – PVP: 9,5 Euros – Nota: 90/18

Um vinho no qual se destacam os aromas a fruta vermelha, flores, fruta preta e baunilha. No palato revela igualmente fruta muito bem envolvida pela barrica. A acidez encontra-se bem balanceada pela doçura resultando num lote elegante, polido e excelente para a mesa.

Está ainda muito jovem e irá aguentar bem a passagem dos tempos. Excelente estreia.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e foram maceradas a baixas temperaturas durante 36 horas. A fermentação decorreu com temperatura controlada em cubas de inox. O vinho estagiou durante 6 meses em barricas de carvalho francês de segunda utilização e 6 meses em cave depois do engarrafamento.

Castas: Alfrocheiro e Touriga Nacional.

Aspeto: Intensidade média e rubi.

Nariz: Intensidade média, esteva, leve pimento verde, amora, cereja, mirtilo e leve baunilha.

Boca: Seco, acidez média(+), tanino polido, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), cereja, amora, leve baunilha e final longo.

Produtor: Lusovini

Projeto: Os vinhos Pedra Cancela têm sido produzidos com uvas da família Gouveia e outras propriedades na região do Dão, entre Viseu, Nelas e Mangualde.

No ano 2000 a marca estreou-se pelas mãos do professor de viticultura e enólogo João Paulo Gouveia, a quem se juntou mais tarde a enóloga Sónia Martins, sendo que os Pedra Cancela são hoje parte integrante do projecto Lusovini, do qual ambos são sócios.

Enólogos: Sónia Martins e João Paulo Gouveia

Condição de Prova: Ao jantar.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 17º

Data de prova: 22/10/2022

Deixe uma resposta