Mouchão Tinto 2013

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Alentejo – 14% – PVP: 40 Euros – Nota: 92

A Herdade do Mouchão localiza-se nos arredores de Casa Branca, Sousel. As primeiras vinhas foram plantadas no final do século XIX trazidas por dois professores da Universidade de Montpellier. As cepas eram de Alicante Bouschet e foram as primeiras a serem plantadas no nosso país.

No ano de 1904 fica concluída a construção da nova adega da Herdade do Mouchão, mas seria apenas em 1949 que ocorreria o primeiro engarrafamento. Até esta data toda a produção era vendida a granel.

Após a revolução de 25 de abril, a herdade foi expropriada passando a denominar-se “Cooperativa de Produção Agrícola 25 de Abril de Mouchão e Anexos”. No entanto, a família viria a recuperar a propriedade alguns anos depois para encetar o renascimento do Mouchão.

Casta: Alicante Bouschet, Trincadeira e Aragonês.

Aspeto: Opaco e rubi.

Nariz: Intensidade média, leve vegetal, pimenta branca, leve baunilha, azeitona, cereja, cacau e ginja.

Boca: Seco, tanino áspero, acidez alta, álcool médio, corpo médio(+), intensidade média(+), azeitona, amora, ginja, especiarias e final longo.

Conclusão: Um vinho no qual predominam os aromas e sabores a azeitona, especiarias e fruta madura. Uma referência cheia de personalidade e nervo.

Esta colheita apresenta-se ligeiramente diferente das anteriores mas mantém um registo de elegância e potência. O vinho ainda está muito jovem.

Um clássico revigorado para enfrentar a passagem dos anos.

Produtor: Herdade da Cavaca Dourada

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 14º

Data de prova: 23/11/2019

Deixe uma resposta