Herdade do Rocim Amphora Tinto 2020

RIEDEL Mind the Glass

Alentejo – 13% – PVP: 14,15 Euros – Nota: 87+/17,5

Neste vinho destacam-se aromas torrosos, cerosos, fruta preta e vermelha. No palato destaca-se a grande textura conferida pelos taninos ainda por polir e fruta bem fresca . Um vinho ainda muito jovem capaz de envelhecer bem.

Vinificação: A vinificação realizou-se pelo processo tradicional, em talhas de barro. As uvas fermentaram com as leveduras indígenas e sem controlo de temperatura. O vinho estagiou durante três meses em garrafa antes de ser lançado no mercado.

Castas: Moreto, Tinta Grossa, Trincadeira e Aragonez.

Aspeto: Intensidade média e rubi.

Nariz: Intensidade média, menta, cereja, mirtilo, framboesa, terra seca e leve cera de abelha.

Boca: Seco, acidez média(+), tanino áspero, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), ameixa, cereja e final médio(+).

Produtor: Herdade do Rocim

Projeto: A Herdade do Rocim, com cerca de 120 hectares, situa-se entre Cuba e Vidigueira e pertence à Movicortes, S.A, com sede em Leiria. Entre os anos 2001 e 2004 foram plantados cerca de 20 hectares de vinha, na sua maioria de Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira, plantadas em solos franco-argilosos mas também a Touriga Nacional e Syrah plantadas em solos arenosos.

Em 2006 plantaram-se sete hectares de castas brancas em solos arenosos, sobretudo de Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Alvarinho. Entre os anos de 2009 e 2011, foram plantados 23 hectares de vinha, dois de castas brancas, Viosinho e Arinto, em solos maioritariamente arenosos, e os restantes 21 hectares de castas tintas com forte predomínio da casta Alicante Bouschet, plantada tanto em solos franco-argilosos como em solos arenosos e também alguma área de Tannat e Petit Verdot, plantados em solos franco-argilosos.

Enólogos: Catarina Vieira e Pedro Ribeiro

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Viticultores: Catarina Vieira e Amândio Cruz

Capacidade: 0,75 L

Temperatura de Serviço: 17º

Data de prova: 30/9/2021

Deixe uma resposta