Espera Palheto 2017

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Lisboa – 13% – PVP: 14,90 Euros – Nota: 90/18

O Rodrigo Martins, jovem enólogo e viticultor, decidiu criar um projeto vínico na zona de Alcobaça, em 2014.

As diferentes referências que se encontram no mercado são provenientes de uma vinha com 5 hectares na qual estão plantadas várias castas brancas e tintas.

Vinificação: A Touriga Nacional foi prensada com os cachos inteiros e sem desengace, em seguida juntou-se a Fernão Pires e a Arinto que estavam a fermentar em selha com as películas. A fermentação espontânea decorreu sem controlo de temperatura durante 21 dias. O vinho estagiou em inox e em seguida foi transferido para barrica usada onde estagiou durante 18 meses antes de ser engarrafado.

Castas: Fernão Pires, Arinto e Touriga Nacional.

Aspeto: Intensidade média(-) e rubi claro.

Nariz: Intensidade média, jasmim, morango, pêssego, sal, pimenta branca e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, alcool médio, tanino áspero, corpo médio, intensidade média(+), pêssego, lima, morango e final longo.

Conclusão: Um vinho de cor aberta com aromas levemente florais mas com muita fruta fresca e cheio de mineralidade. No palato destaca-se a intensidade bem conjugada com a elegância.

Os aromas e sabores ligadas aos vinhos brancos e simultaneamente aos tintos tornam esta referência absolutamente desconcertante. Um vinho que remete para técnicas enológicas ancestrais e que agora se recuperam.

Produtor: Espera Wines

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 12º

Data de prova: 23/2/2020

Deixe uma resposta