Regional Minho – 13,5% – PVP: 20 Euros – Nota: 93
Adega da Vara é uma empresa familiar criada em 2018. Está localizada em Castelo de Paiva e produz o vinho a partir das uvas cultivadas na propriedade da família que tem cerca de 12 Hectares.
A adega em que se efetua a vinificação e o engarrafamento datam de 1890.
Vinificação: As uvas foram esmagadas numa prensa de varas do século XIX. A fermentação ocorreu por ação de leveduras indígenas e foi terminada em barricas de carvalho francês. Estagiou durante 6 meses sobre borras finas, com “battonage” em barrica.
Casta: Arinto.
Aspeto: Pálido e amarelo claro.
Nariz: Intensidade média, leve flor de laranjeira, pêssego, lima, leve ananás, leve manga, biscoito, leve favo de mel, leve pimenta branca, salino e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), pêssego, lima, manteiga, leve mel, leve baunilha e final longo.
Conclusão: Um vinho aromaticamente muito complexo, destacando-se a elevada mineralidade e a fruta muito fresca. No palato apresenta-se com grande estrutura, muito gordo, cheio de fruta fresta e, acima de tudo, com uma acidez quase cortante. Termina em crescendo, quase explosivo.
Excelente estreia. Um projeto para seguir de muito perto.
Produtor: Adega da Vara
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 14º
Data de prova: 20/1/2020