Casa da Passarella Villa Oliveira Touriga Nacional 2014

RIEDEL Mind the Glass

Dão – 15,5% – PVP: 33,5 Euros – Nota: 93 94/18,5

Um vinho com fruta expressiva envolta em leve baunilha e mineralidade. Ainda assim, o que mais gostei foi a elegância evidenciada.  Um vinho extremamente complexo que irá evoluir muito bem.

O vinho os aromas abaunilhados suavizaram-se numa leve pimenta branca e a delicada fruta reapareceu. Também se instalaram alguns aromas balsâmicos e a evolução. Na boca, os taninos suavizaram-se e envolvem delicamente a fruta numa suave textura. Excelente.   

Vinificação: A fermentação é feita com leveduras indígenas em cuba de cimento com maceração pós-fermentativa de um mês. O estágio decorre em barricas de 225 litros de carvalho francês durante 18 meses.

Casta: Touriga Nacional.

Aspeto: intensidade média e rubi.

Nariz: intensidade média, esteva, leve folha de tomate, amora, cereja, mirtilo, leve pimenta branca baunilha, pedra molhada, leve eucalipto, leve tabaco, caruma e leve alcatrão.

Boca: seco, tanino áspero sedoso, acidez alta, álcool médio(+), corpo médio(+), intensidade média(+), cereja, framboesa, mirtilo, leve pimenta preta e final longo.

Produtor: Casa da Passarella

Enólogo: Paulo Nunes.

Projeto: A Casa da Passarella existe desde 1892 e é uma das casas emblemáticas dos vinhos de Portugal, por onde passaram e contribuíram alguns nomes maiores da enologia portuguesa, como Mário Pato e Eng. Alberto Vilhena, entre outros.

Atualmente, a Casa da Passarella tem cerca de 100 hectares, dos quais 50 hectares são de vinha. Estes estão divididos entre sete diferentes vinhas com diferentes exposições e diversidade de castas.

Condição de Prova: Aberto durante 2 horas. Sem comida. Ao Almoço.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 16º- 17º

Data de prova: 26/1/2019 – 25/12/2021

Deixe uma resposta