Bucelas – 13% – PVP: 22 Euros – Nota: 93/18,5
Proveniente de duas pequenas vinhas no vale de Bucelas. Aromas a fruta cítrica, biscoito, leve fruta de caroço, algumas especiarias e elevada mineralidade. No palato mostra a fruta vibrante e muito fresca, leves especiarias e algum biscoito. Final longo.
Um vinho de perfil muito austero e mineral. Continua como uma das melhores referências nacionais da casta.
Vinificação: Prensagem com engaço em prensa aberta, ligeira decantação e fermentação longa de 80% em cuba e 20% em barricas velhas. Estágio de 10 meses em cima de borra de fermentação.
Casta: Arinto.
Aspeto: Pálido e amarelo.
Nariz: Intensidade média, leve flores brancas, lima, leve pêssego, biscoito, leve pimenta branca e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego, biscoito, leve pimenta preta e final longo.
Produtor: C2O
Projecto: A Quinta da Turquide, próxima de Silgueiros, está na mesma família há mais de 80 anos e Nuno Matos é a terceira geração de agricultores. Tem 7,5 hectares e, na vinha, mais de 50% é da casta Touriga Nacional.
Em 1992, o proprietário lançou os primeiros vinhos no mercado mas não alcançaram o sucesso desejado. Alguns anos mais tarde, João Corrêa desafia Nuno Mira do Ó para relançar o projeto vínico e em 2012 surgiu a primeira referência “Druida”.
Enologia: Nuno Mira do Ó
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 2025/11/28
