Bical

RIEDEL Mind the Glass
Credits: C.V.R. Bairrada

Ficha da Casta

Variedade

Branca

Sinonímia

Arinto de Alcobaça, Bical da Bairrada, Borrado das Moscas, Fernão Pires Galego, Pintado das Moscas e Pintado dos Pardais.

Variedades erradamente identificadas com a Bical

Arinto de Bucelas e Fernão Pires.

Origens

A Casta ainda não tem um local de origem definido mas, segundo Rolando Faustino, oscilará entre as regiões da Bairrada e do Dão.

A primeira menção foi realizada por António Augusto de Aguiar, em 1867, na obra “Memoria Sobre os Processos de Vinificação”. Este autor referenciou-a na Bairrada.

Mais tarde, em 1875, Visconde de Vila Maior classificou-a igualmente na zona da Bairrada no “Manual de Viticultura Prática”.

José de Carvalho Meneses, em 1900, refere a casta nas zonas de Aveiro, Anadia e Oliveira do Bairo, no boletim “Apontamentos para o Estudo da Ampellographia Portugueza”.

Características

A casta apresenta um forte vigor e uma produtividade média (5000 a 12000Kg/ha). O cacho é médio, cónico e medianamente compacto. O bago é pequeno, de polpa mole e com uma película de espessura média. A casta é muito sensível ao oídio e ao míldio mas medianamente à Botritis.

Regiões de Maior Relevância e Expansão

No ano de 2018 estava implantada em 1194 Hectares ocupando cerca de 1% da área total de vinha em Portugal.

As regiões de maior implantação eram a zona da Beira Atlântico, com 628 hectares, e a região das Terras do Dão com 566 hectares. O que representa cerca de 4% do total em cada uma das regiões. Curiosamente, na primeira região, é a segunda casta mais plantada e na segunda região surge como a primeira, ligeiramente acima da Encruzado.

Credits: Vine to Wine Circle

Parentalidade

Desconhecida.

Notas de Prova

Os vinhos obtidos são, geralmente, muito aromáticos, frutados, frescos e estruturados.

Fontes

  • Böhm, Jorge (2007), Portugal Vitícola – O Grande Livro das Castas, Chaves Ferreira Publicações, Lisboa
  • Robinson, Jancis; Harding, Julia; Vouillamoz, José (2012), Wine Grapes: A Complete Guide to 1,368 Vine Varieties, including their Origins and Flavours, Penguin Group, Londres
  • https://www.ivv.gov.pt (23 de março de 2020)

Deixe uma resposta