Dão – 13,5% – PVP: 100 Euros – Nota: 96+/19
Proveniente de uma vinha implantada em solo granítico e arenoso. Esta nova edição apresenta aromas a fruta cítrica, baunilha, fruta de caroço e mineralidade. No palato mostra grande amplitude confirmando a fruta de perfil fresco e abaunilhado. Final muito longo.
Um vinho ainda bastante jovem que irá crescer muito em garrafa. Esta edição compagina frescura e gordura com intensidade e elegância. Mais um grande vinho de uma casa centenária.
Vinificação: As uvas foram completamente desengaçadas e fermentaram com temperatura controlada. 50% do vinho estagiou em barricas novas de Carvalho Francês e 50% em barricas de segundo uso, durante 18 meses. Depois de engarrafado estagiou mais de 46 meses.
Castas: Encruzado, Malvasia Fina e Cerceal.
Aspeto: Intensidade média e amarelo.
Nariz: Intensidade média, lima, pêssego, cera de abelha, baunilha e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio(+), corpo médio(+), intensidade média(+), pêssego, baunilha, leve manteiga e final longo.
Enologia: Paulo Prior.
Viticultura: Aurélio Claro.
Produtor: Global Wines.
Projeto: A Casa de Santar foi fundada no final do século XVIII, é uma das mais icónicas vinícolas do Dão. A Casa de Santar possui o maior terreno contínuo do Dão, com 103 hectares, 83 de variedades tintas e 20 de variedades brancas.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 13º
Data de prova: 2026/3/17
Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.
