Tokaji – 10,5% – PVP: 70 Euros – Nota: 93/18,5
Vinhas implantadas em solos argilosos com substrato vulcânico com cerca de 20 anos. O vinho apresenta aromas e sabores a fruta cítrica, fruta de caroço, especiarias, dióspiro maduro e leve evolução. Um vinho doce mas com uma acidez bastante marcada que o equilibra e complexifica. Para a mesa ou para guardar.
Um belíssimo exemplar.
Vinificação: As uvas com “botrytis” foram maceradas no mosto em fermentação durante dois dias. Após a prensagem e o final da fermentação, os vinhos foram transferidos para barricas de carvalho húngaro de 300 e 500 litros, onde envelheceram mais de dois anos. Os lotes finais foram elaborados na primavera de 2021.
Aspeto: Intensidade média e amarelo escuro.
Nariz: Intensidade média(+), casca de laranja, pêssego maduro, dióspiro maduro, pimenta branca e leve folhas secas.
Boca: Doce, acidez alta, álcool baixo, corpo médio+, intensidade média(+), lima, pêssego, dióspiro maduro, pimenta preta e final longo.
Projeto: O projeto teve início em 1990 e desde então tem granjeado um enorme sucesso no mercado interno e externo. A maioria dos vinhedos da Royal Tokaji estão localizadas na comuna de Mád. Entre elas, destacam-se os Premier Crus – Szt. Tamás, Nyulászó, Betsek – e o Segundo Cru Birsalmás. O vinhedo Mézes Mály da Royal Tokaji, um Grande Premier Cru, fica na comuna de Tarcal.
Produtor: Royal Tokaji.
Enologia: Máté Varga.
Temperatura de Serviço: 16º
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: Jeanne (0,5 L.)
Data de prova: 2025/10/14
