Vineadouro Clarete 2020

RIEDEL Mind the Glass

Douro – 13% – PVP: 17 Euros – Nota: 92/18

De cor aberta. Este vinho apresenta aromas a fruta vermelha, cítrica, fruta de caroço e mineralidade. O palato confirma a fruta evidencia fruta muito fresca, mas agora texturada e carnuda. A acidez bem marcada colocam este vinho à mesa sem pudor.

Um vinho ainda fechado, mas dá muito prazer a beber. Uma referência viciante e disruptiva.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em cuba de inox com leveduras espontâneas, sem controlo de temperatura e com uma dose mínima de sulfuroso. O vinho estagiou em cubas de inox.

Castas: Síria, Rabigato, Bastardo, Rufete, Casculho e Marufo.

Aspeto: Intensidade média e rubi claro.

Nariz: Intensidade média, leve folha de tomate, cereja, lima, leve pêssego e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio(+), tanino áspero, corpo médio(+), intensidade média(+), lima, amora e final longo.

Produtor: Vineadouro.

Projeto: A Quinta da Vineadouro é uma propriedade secular situada entre o Castelo de Numão e o rio Douro. Desde 2014, a paixão e dedicação da família, levaram ao início da recuperação de todo o edificado rústico existente na quinta, assim como da requalificação de todo o espaço exterior que abrange vinha, olival, amendoal e floresta. A vinha, com 4,2 hectares de área total, está plantada a cotas rondando os 450 metras, em terrenos de origem xistenta, ainda estruturada à moda antiga é formada por dez parcelas de cepas antigas.

Enólogo: Virgílio Loureiro.

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: 0,75 L

Temperatura de Serviço: 14º

Data de prova: 18/12/2021

Deixe uma resposta