Terroir Vulcânico Arinto dos Açores Branco 2019

RIEDEL Mind the Glass

Pico – 13% – PVP: 19,5 Euros – Nota: 92/18

Amarelo na cor. Neste vinho revelam-se aromas marítimos, fruta cítrica, leves especiarias e mineralidade vulcânica. No palato revela fruta cítrica muito fresca e salina. A acidez quase explosiva confere uma frescura invulgar e um final quase interminável.

Um grande vinho dos Açores.

Casta: Arinto dos Açores.

Vinificação: As uvas fermentaram em balseiro de madeira de 5000 litros onde estagiou durante 6 meses com as borras finas.

Aspeto: Pálido e amarelo.

Nariz: Intensidade média, flores brancas, algas, lima, cinza, salino e leve pimenta branca.

Boca: seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, leve pimenta preta, salino e final longo.

Produtor: Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.

Projeto: No início da década de 50 do século passado, um grupo de vitivinicultores da Ilha do Pico decidiu constituir a Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico, tendo como objetivo fundamental a produção de vinhos licorosos e de mesa.

Inicialmente a adega dedicou-se exclusivamente as castas nobres, Verdelho, Arinto e Terrantez, introduzidas na Ilha aquando do seu povoamento.

Com a entrada de Bernardo Cabral para os comandos da enologia a empresa lançou para o mercado uma nova linha de vinhos tendo por base as castas nobres da região.

Enólogo: Bernardo Cabral.

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 13º

Data de prova: 5/8/2021

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta