Vinhos Verdes – 12,5% – PVP: 15 Euros – Nota: 89/17,5
Provenientes de uma seleção específica de pequenas vinhas plantadas em solo granítico, a cerca de 400 metros de altitude. Nesta referência revelam-se aromas florais, erva, fruta tropical e mineralidade. Em segundo plano mostra-se a fruta cítrica e algum biscoito. No palato apresentam-se as frutas tropicais, biscoito e leve fruta cítrica. Para guardar.
Um vinho ainda muito jovem e mineral.
Vinificação: As uvas fermentaram em cubas de inox com leveduras pré-selecionadas. O engarrafamento efetuou-se após a “bâtonnage” e o estágio nas borras finas.
Casta: Alvarinho
Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.
Nariz: Intensidade média(+), flor de laranjeira, erva cortada, flores brancas, maracujá, leve casca de laranja, leve biscoito e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média (+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), leve lima, maracujá, biscoito e final médio (+)
Produtor: Soalheiro.
Projeto: A Quinta do Soalheiro está situada em Alvaredo – Melgaço. As uvas para a produção dos seus vinhos são provenientes de diversas vinhas, de pequena dimensão implantadas em solo de origem granítica, entre os 100 e os 400 metros de altitude.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 2024/6/1
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.