Rebuscado III Pipas Tinto 2019

RIEDEL Mind the Glass

Sem DO – 15,5% – PVP: 21 Euros – Nota: 89+/17,5

De cor rubi. Neste vinho destacam-se os aromas e sabores a fruta vermelha, especiarias e fruta preta muito texturados. Uma referência ainda jovem e fechada. Para guardar.

É um exemplar da casta invulgar. Um vinho que requer cuidados de serviço devido ao álcool elevado.

Casta: Touriga Nacional.

Vinificação: Nesta referência foram utilizadas duas vinificações. Numa delas foi efetuada o desengace total das uvas, pisa a pé e depois foi feito uma “sangra”. Na outra vinificação só foi efetuado desengace em 70% das uvas, pisa a pé e só depois foi junto o restante 30% da uvas e a “sangra” do outro mosto. Após terminar a fermentação alcoólica as uvas foram prensadas e posteriormente terminaram a fermentação malolática em barrica de carvalho francês usada. Os vinhos estagiaram durante 9 meses em barrica.

Aspeto: Intensidade média e rubi.

Nariz: Intensidade média, floral, amora, cereja e pimenta branca.

Boca: Seco, acidez média, tanino áspero, muito álcool, corpo médio(+), intensidade média(+), amora, cereja, pimenta preta e final longo.

Temperatura de Serviço: 15º

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Projeto: Este é o projeto de dois amigos Enólogos, Daniel Miranda e João Meireles, que tem como objetivo explorar diferentes tipos de vinificação. A mentalidade e filosofia do projeto mudará com o passar do tempo e espelhará a sua evolução enquanto enólogos.

Produtor: Rebuscado.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Data de prova: 25/2/2022

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta