Quinta da Costa do Pinhão Marufo Tinto 2019

RIEDEL Mind the Glass

Douro – 12,5% – PVP: 17,5 Euros – Nota: 90/18

Este vinho distingue-se imediatamente pela cor rosada ao invés do rubi comum da região. Os aromas a especiarias destacam-se claramente da fruta vermelha, da mineralidade e de alguns herbáceos. O palato confirma as especiarias, a fruta vermelha muito fresca e revela a textura conferida pelos taninos presentes. A acidez é a cereja em cima do bolo.

Este vinho perdeu todos os aromas vegetais e as especiarias estão agora mais ténues. No palato acentuou-se a fruta vermelha, mas agora menos texturada devido ao maior amaciamento dos taninos. Esta referência esta agora mais elegante e harmoniosa.

Um vinho do Douro completamente fora da caixa e disruptivo…. ou um regresso ao passado?

Casta: Marufo.

Vinificação: As uvas inteiras fermentaram, com leveduras indígenas, em cuba de cimento. O vinho estagiou durante 12 meses em barricas usadas de carvalho francês.

Nariz: Intensidade média, leve folha de tomate, morango, framboesa, pedra molhada e leve pimenta branca.

Boca: Intensidade média(+), tanino áspero redondo, acidez média, álcool médio, corpo médio(-), amora, framboesa, pimenta preta e final longo.

Projeto: A Quinta da Costa do Pinhão está situada junto ao Rio Pinhão, nas proximidades de Soutelinho. A propriedade encontra-se na mesma família há 6 gerações a produzir vinho do Porto que vendia às principais empresas do setor.

Em 2006, o atual proprietário, Miguel Morais, herdou 3 hectares de vinha muito antiga que o seu avô decidiu preservar em memória dos seus antepassados e passou a produzir os vinhos com a marca Quinta da Costa do Pinhão.

Produtor: Quinta da Costa do Pinhão

Enólogo: Luís Seabra

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 17º

Data de prova: 1/4/2021 – 7/5/2022

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta