Quinta da Biaia Fonte da Vila Single Vineyard Branco 2017

RIEDEL Mind the Glass

Beira Interior – 13% – PVP: 35 Euros – Nota: 93/18,5

Aromas discretos com destaque para a fruta cítrica muito fresca e para a pedra molhada. Os aromas levemente especiados e florais completam o “bouquet”. O palato revela fruta cítrica bem amparada por uma acidez bem marcada que contrasta com uma leve untuosidade. O uso parcimonioso da barrica completa um perfil quase austero mas com um final quase explosivo.

Excelente estreia de uma referência que tem tudo para se afirmar como um vinho de charneira na região.

Projeto: A Quinta da Biaia é um projeto familiar, iniciado em 2014, com cerca de 100 ha e fica situada entre as encostas de Castelo Rodrigo e a Serra da Marofa. A área plantada com vinha corresponde a cerca de 29 ha e está distribuída por três parcelas: a vinha da Alvandeira, a vinha do Souto e a vinha das Lameiras. As vinhas estão a uma altitude entre os 700 e os 750 metros de altitude.

Vinificação: As uvas foram prensadas diretamente e fermentaram em cubas de inox. O estágio decorreu em barricas de carvalho francês, sobre borras finas, durante 30 meses. Após o engarrafamento, o vinho estagiou durante 4 meses antes de ser lançado no mercado.

Casta: Síria

Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.

Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, toranja, pimenta branca, leve manteiga, biscoito, leve folhas secas e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, toranja, pimenta branca, biscoito e final longo.

Produtor: Quinta da Biaia

Enologia: Luís Leocádio

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 11º

Data de prova: 20/10/2020

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta