Portal do Fidalgo Reserva 25 Anos Alvarinho Branco 2017

RIEDEL Mind the Glass

Vinho Verde – 13% – PVP: 32,5 Euros – Nota: 93+ 94/18,5

Os aromas, bem marcados, a fruta cítrica, fruta de caroço, manteiga e mineralidade destacam-se dos vegetais e florais também presentes. Na boca apresenta-se gordo e intenso muito bem contrabalançado com a acidez bem vincada.

Este vinho apresenta um perfil pouco vulgar na região devido aos taninos bem presentes e pela manifesta opulência, o que o transforma numa excelente companhia para pratos mais exigentes. Um excelente representante da casta.

O vinho evoluiu pouco ao longo do último ano, mas é notório o aumento das notas cítricas e da integração da barrica.  

Vinificação: As uvas fermentam em cubas de inox, juntamente com as películas durante 15 dias, com a temperatura controlada. O vinho estagiou durante 12 meses em cascos de 400 litros de carvalho francês.

Casta: Alvarinho

Cor: Pálido e amarelo.

Nariz: Intensidade média(+), flor de laranjeira, damasco, casca de laranja, lima, leve pimenta branca, leve favo de mel, manteiga e sílex.

Boca: Seco, acidez alta, tanino médio, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), leve baunilha, lima, leve mel, manteiga e final longo.

Produtor: Provam

Projeto: A Provam foi constituída por 10 viticultores da sub-região de Monção e Melgaço, em 1992, e está sediada na zona de Barbeita. Atualmente possui uma capacidade instalada de 510.000 litros para vinificar as uvas dos fundadores e as de um grupo de pequenos viticultores da zona de Monção e Melgaço.

Enólogo: Abel Codesso

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 12º

Data de prova: 25/7/2020 – 30/10/2021

Deixe uma resposta