Messias Garrafeira Clássico Tinto 2015

RIEDEL Mind the Glass

Bairrada – 12,5% – PVP: 20 Euros – Nota: 91/18

De cor rubi. Grande paleta aromática destacando-se a fruta vermelha, as especiarias, a mineralidade e alguma evolução. No palato mostra fruta vermelha muito fresca, textura e complexidade. A acidez bem vincada e o final longo fazem desta referência uma excelente escolha para a mesa.

Um belíssimo exemplar da casta Baga.

Projeto: A companhia foi fundada em 1926, por Messias Baptista, que manteve a administração da empresa até 1973. A administração da MESSIAS é ainda, nos dias de hoje, assegurada pelos descendentes da família.

Desde a sua fundação tem produzido e comercializado vinhos das principais regiões demarcadas: Bairrada, Douro, Dão, Vinho Verde e Vinho do Porto.

A sede da MESSIAS situa-se na Mealhada, pequena cidade da região da Bairrada, onde a empresa possui mais de 6.000 metros quadrados de instalações e aproximadamente 160 hectares de vinha, sendo 70 hectares destinados à produção dos vinhos Quinta do Valdoeiro.

Para a produção de vinho do Porto, a empresa adquiriu, em 1956 e 1958, a Quinta do Cachão e a Quinta do Rei, respetivamente.

Casta: Baga.

Vinificação: As uvas foram parcialmente desengaçadas seguindo-se a pisa a pé durante sete dias, em lagar. A fermentação iniciou-se em lagar mas terminou-a em barricas de carvalho francês avinhadas. O vinho estagiou durante 2 anos em madeira e após o engarrafamento estabilizou por mais um ano antes de ser lançado no mercado.

Aspeto: Intensidade média e rubi.

Nariz: Intensidade média, framboesa, morango, cereja, leve cimento, pimenta preta, pimenta branca, leve caruma, leve couro e alcatrão.

Boca: Intensidade média(+), tanino redondo, acidez alta, álcool médio(-), corpo médio, framboesa, cereja, pimenta preta e final longo.

Produtor: Messias

Enólogo: João Soares

Condição de Prova: Ao jantar.

Capacidade: standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 17º

Data de prova: 26/3/2021

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta