Luís Pato Vinha Pan Tinto 2016

RIEDEL Mind the Glass

Bairrada – 12,5% – PVP: 30 Euros – Nota: 90/18

Este vinho revela aromas frutados bem definidos, mineralidade bem marcada e um uso parcimonioso da barrica. O palato revela um vinho cheio de fruta fresca e especiarias. Também somos surpreendidos pela textura marcada mas com os taninos bem polidos para a idade. A acidez bem medida compõe uma prova elegante e quase surpreendente.

A cor mais aberta e a prontidão no consumo confirma a mudança de perfil operada pelo produtor nesta referência. Algo que agradará ao mercado nacional e internacional.

Projeto: Luis Pato é um inconformista e um pioneiro. Em 1980 produziu o seu primeiro vinho e em 1988 plantou a casta Baga em “pé franco” (vinhas não enxertadas) para compreender os vinhos pré-filoxéricos. Em 1995 lançou o vinho Quinta do Ribeirinho Pé Franco. Uma das referências melhor conotadas da região e um ícone bairradino.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram durante duas semanas em inox. O vinhos estagiou durante 24 meses em pipos de carvalho francês novos e usados.

Casta: Baga

Aspeto: Intensidade média(-) e granada.

Nariz: Intensidade média, amora, mirtilo, sangue, leve pimenta preta, pimenta branca, giz e salino.

Boca: Seco, acidez elevada, álcool médio, tanino áspero, corpo médio, intensidade média(+), ameixa, amora, pimenta preta e longo.

Produtor: Luís Pato

Enólogo: Luís Pato

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 14º

Data de prova: 17/9/2020

Deixe uma resposta