Joaquim Arnauld Espumante Brut Nature Super Reserva 2015

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Vinho Verde– 13% – PVP: 19 Euros – Nota: 87/17,5

Este espumante combina aromas da fermentação e de evolução em garrafa. Destacam-se os aromas a fruta e a panificação. No palato destaca-se a fruta cítrica e os frutos secos envoltos em cremosidade com una bolha fina e a acidez elevada.

Um espumante que combina austeridade e mineralidade com fruta muito fresca e panificação. A excelente mousse e acidez completam um perfil apelativo para a gastronomia. Excelente estreia.

Projeto: Os familiares de Joaquim Arnaud detêm propriedades na zona de Pavia desde meados do século XVII. Em 2001, Arnauld plantou as primeiras vinhas e em 2004 produziu o primeiro vinho. No ano seguinte lançou a marca Arundel, um tributo a um antepassado descendente dos condes de Arundel.

No ano de 2011 alargou o seu portefólio através de uma parceria com a Casa Agrícola Visconde de Merceana, na zona de Alenquer e lançou mais uma gama de vinhos.

Vinificação: As uvas foram prensadas inteiras, em seguida foram clarificadas durante 48 horas. A fermentação decorreu ao longo de 15 dias com temperatura controlada. Seguiu-se um período de estágio sobre borras finas de 5 meses. Posteriormente, procedeu-se ao engarrafamento, fermentação (método clássico) e estágio de 36 meses, findo o qual se realizou a “remoage” e o “degorgement” no qual foi adicionado um licor de expedição tendo por base os vinhos antigos da Provam.

Castas: Alvarinho e Trajadura

Aspeto: Pálido, amarelo e efervescência.

Nariz: Intensidade média, lima, fermento de padeiro, biscoito, leve avelã e pedra molhada.

Boca: seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), bolha fina, lima e final longo.

Produtores: Provam e Joaquim Arnaud

Enólogo: Abel Codesso e Joaquim Arnaud

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 9º

“Dégorgement“: 2020

Data de prova: 21/5/2020

Deixe uma resposta