Irequieto Branco

RIEDEL Mind the Glass

Vinho Verde – 13% – PVP: 50 Euros – Nota: 95/19

Este vinho apresenta várias camadas de aromas, num primeiro plano apresentam-se as flores, a fruta cítrica e a mineralidade. Complementarmente mostram-se as especiarias, a salinidade, algum lácteo e uma ténue evolução. No palato, a fruta muito fresca, texturada e especiada bem ligada com a acidez bem marcada, mas nunca agressiva, fazem desta referência um “must” de elegância e caráter.

Uma referência de perfil seco, muito mineral e texturado. Talvez se aproxime mais do que de melhor se faz do outro lado da fronteira do que do lado de cá. A não perder.

Vinificação: Este vinho foi obtido através de várias técnicas enológicas: maceração pelicular, fermentação malolática e curtimenta. Estagiou durante 9 meses em barrica e esteve a repousar durante um 1 ano antes de ser lançado para o mercado.

Casta: Alvarinho

Cor: Pálido e amarelo-claro.

Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, casca de laranja, lima, leve lácteo, leve sal, leve pimenta branca, sílex e leve chá.

Boca: Seco, acidez alta, leve tanino, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, salino, leve pimenta preta e final longo.

Produtor: Provam

Projeto: A Provam foi constituída por 10 viticultores da sub-região de Monção e Melgaço, em 1992, e está sediada na zona de Barbeita. Atualmente possui uma capacidade instalada de 510.000 litros para vinificar as uvas dos fundadores e as de um grupo de pequenos viticultores da zona de Monção e Melgaço.

Enólogo: Abel Codesso

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 13º

Data de prova: 30/10/2021

Observação: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta