Herdade da Lisboa Viognier Branco 2019

RIEDEL Mind the Glass

Regional Alentejano – 13% – PVP: 28 Euros – Nota: 87/17,5

De cor amarela. Este vinho revela aromas florais, fruta cítrica, especiarias, fruta de caroço e mineralidade. O palato confirma a fruta e revela boa acidez e intensidade.

Uma referência de perfil fresco e mineral que mostra poucos contactos com o registo tradicional do Ródano, mais intenso e perfumado. Uma boa estreia.

Casta: Viognier.

Vinificação: As uvas foram refrigeradas durante 24 horas antes de serem completamente desengaçadas para a prensagem a vácuo. A fermentação decorreu em barricas novas de carvalho francês de 500 litros. O vinho estagiou durante 6 meses sobre as borras.

Aspeto: Pálido e amarelo.

Nariz: Intensidade média, floral, lima, pêssego, leve manteiga, biscoito e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego, biscoito, pimenta branca e final médio(+).

Temperatura de Serviço: 12º

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Enólogos: Ricardo Silva e António Selas.

Projeto: Situada nas proximidades da vila da Vidigueira, a Herdade da Lisboa foi adquirida pela família Cardoso em 2011 e desde então tem vindo a ser objeto de elevados investimentos. A Herdade da Lisboa tem 350 hectares, 140 dos quais de vinha e os restantes distribuídos entre olival, pomares e culturas hortícolas em modo de produção biológico.

Produtor: Herdade da Lisboa.

Data de prova: 22/4/2021

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta