Grande Druida Homenagem João Corrêa Branco 2017

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Dão – 12,5% – PVP: 40 Euros – Nota: 94

A Quinta da Turquide, próxima de Silgueiros, está na mesma família há mais de 80 anos e Nuno Matos é a terceira geração de agricultores. Tem 7,5 hectares e, na vinha, mais de 50% é da casta touriga nacional.

Em 1992, o proprietário lançou os primeiros vinhos no mercado mas não alcançaram o sucesso desejado. Alguns anos mais tarde, João Corrêa desafia Nuno Mira do Ó para relançar o projeto vínico e em 2012 surge a primeira referência “Druida”.

Vinificação: As uvas, provenientes de uma parcela específica, foram fermentadas em barricas de 228 e 400 litros com leveduras indígenas nas quais permaneceram 10 meses até se encherem 2000 garrafas. Por fim estagiaram 16 meses em cave até serem lançadas no mercado.

Casta: Encruzado.

Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.

Nariz: Intensidade média(-), leve flor de laranjeira, erva seca, pêssego, toranja, lima, pimenta branca, biscoito e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego, pimenta branca e final longo.

Conclusão: Um vinho extremamente complexo mas pouco intenso de aromas. Também é interessante constatar que os aromas florais, frutados e minerais não se sobrepõem. Todos se entrelaçam harmoniosamente.

Esta referência é muito cremosa, complexa e envolvente mas também austera, sofisticada e elegante.

Um Dão de luxo que faz uma homenagem grandiosa.

Produtor: C2O

Condição de Prova: Ao jantar.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 13º

Data de prova: 1/2/2020

Deixe uma resposta