Cinetica Branco 2018

RIEDEL

Douro – 12,5% – PVP: 12 Euros – Nota: 89+/17,5

Amarelo na cor. Aromas pouco intensos mas bem definidos a biscoito e pedra molhada. Num segundo plano encontramos a fruta cítrica, a fruta tropical, as especiarias e as flores. O palato revela fruta cítrica e manteiga muito bem ligada com a acidez.

Um vinho muito jovem, austero, fechado, muito fresco e equilibrado. Uma excelente aposta para a mesa.

Projeto: Henrique Cizeron é médico veterinário mas cedo trocou o mundo animal pelo vegetal. Desde 2007 tem realizado vindimas nas mais diversas latitudes do planeta vínico, trabalhando com diferentes produtores e enólogos em modo “flying winemaker”.

O projeto envolve a marca Cinética (Douro) e Toroa (Nova Zelândia) e reúne os diferentes vinhos produzidos em quantidades residuais ao longo dos últimos anos.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e encaminhadas para uma cuba de cimento na qual permaneceram em maceração pelicular durante 3 dias. Depois de prensadas terminaram a fermentação em barricas usadas de carvalho francês. O vinho estagiou durante 12 meses, com “bâtonnage”, nas mesmas barricas.

Castas: Rabigato, Gouveio, Viosinho e Malvasia.

Cor: Intensidade média e amarelo.

Nariz: Intensidade média(-), flor de laranjeira, leve ananás, leve tangerina, leve pimenta branca, manteiga, biscoito e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pimenta branca, manteiga e final longo.

Produtor: Cizeron Wines

Enólogo: Henrique Cizeron.

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Temperatura de Serviço: 12º

Data de prova: 18/2/2021

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta