Band’ Alhos Tinto 2018

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Sem DO – 13% – PVP: Não Disponível – Nota: 91

É um vinho histórico porque foi uma edição especial, não comercializada, em parceria com o chef Vitor Matos e o produtor da marca AJTS, Tiago Faria, na qual conceberam um vinho tendo por base as castas Vinhão e Loureiro em partes iguais.

Produtor: O projeto AJTS é um projeto familiar que controla diversas quintas mas a adega situa-se na próxima da cidade de Amarante, junto ao rio Tâmega, na Quinta da Ribeira em Gatão.

A Quinta da Chapa está exclusivamente dedicada à produção de uvas brancas, com parcelas de Azal e Arinto.

A Quinta de Vila Pouca está situada junto ao Rio Tâmega, tal e produz vinhos da casta Azal, Arinto, Vinhão e Espadeiro. O solo é maioritariamente granitico.

Vinha: O vinho foi concebido usando o casta vinhão da Vinha do Menino oriunda da Quinta da Ribeira. A Loureiro foi obtida numa vinha contígua à Quinta da Ribeira.

Casta: Vinhão (50%) e Loureiro (50%)

Aspeto: Opaco e rubi.

Nariz: Intensidade média, folha de louro, amora, mirtilo, morango e pedra molhada.

Boca: Seco, tanino suave, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), amora, morango e longo.

Conclusão: O vinho apresenta uma cor muito próxima de um exemplar da casta vinhão, no entanto os aromas são surpreendentes. A fruta preta e vermelha justapõem-se à folha de louro e à mineralidade criando uma teia absolutamente camaleónica e hipnotisante.

Ainda assim, é na boca que a surpresa se transforma numa certeza. A introdução da Loureiro na Vinhão criou uma textura muito harmoniosa na qual se perde o tanino mais adstringente e se ganha a belíssima acidez e mineralidade proporcionada pela Loureiro.

Um vinho cheio de personalidade, sem arestas, muito guloso e muito fácil de beber que trilha um caminho novo na região e no perfil da casta Vinhão.

Será que o futuro da Vinhão passará pelo “blend” com uma casta branca?

Produtor: AJTS e Vitor Matos

Condição de Prova: Ao Jantar.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 16º

Data de prova: 15/6/2019

Deixe uma resposta