6000 a. c. Alvarinho Branco de Curtimenta 2022

Mind the Glass
Credits: Barcos Wines

Vinho Verde – 13% – PVP: 50 Euros – Nota: 90+/18

Este vinho revela aromas a flores, fruta cítrica, engaço, fruta de caroço e mineralidade. Em segundo plano surgem as especiarias e um toque amendoado. No palato revela fruta cítrica, especiarias, fruta de caroço, leve manteiga e leves especiarias, num registo texturado e fresco.

Uma referência ainda jovem, estruturada e intensa. Um excelente exemplar da casta.

Casta: Alvarinho.

Vinificação: As uvas fermentaram em contacto com a parte vegetal durante 15 dias, por ação de leveduras indígenas. O vinho estagiou em barricas de carvalho durante12 meses e mais 6 em garrafa, antes de ser comercializado.

Cor: Intensidade média e dourado.

Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, casca de laranja, pêssego, engaço, leve amêndoa, leve pimenta branca e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, tanino redondo, corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego, leve pimenta preta, leve manteiga e final médio(+).

Produtor: Barcos Wines.

Projeto: A Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez foi fundada em 1963. Atualmente possui cerca de 1.000 associados, que representam uma área de 1.200 hectares de vinha, maioritariamente nos concelhos de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.

Enólogos: José Antas Oliveira, José Domingues e Bruno Almeida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Condição de Prova: Ao jantar.

Data de prova: 2024/4/25

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.