11+1 Escolhas para o Verão de 2021

RIEDEL Mind the Glass

O verão rima com água, areia, dias longos e …vinho.

Os dias quentes promovem o consumo de vinhos mais leves e frescos. A aposta recai quase sempre em brancos, rosés ou espumantes pouco ou nada marcados pela barrica.

Rosés

Lá por fora, a febre dos rosés continua alta, muitas são as estrelas de vários quadrantes que apostam na produção e, mais ainda, no seu consumo. Por cá, a qualidade destes vinhos nunca foi tão boa.

 

Reynolds Rosé 2020 (7,8 Euros)

 

O Alentejo também produz excelentes rosés e a melhor prova disso mesmo é este exemplar feito com Aragonez e Touriga Nacional. Um vinho sem barrica, fresco, desempoeirado e muito fácil de beber a solo ou com comida.

Quinta da Biaia 750 Mourisco Rosé 2019 (9 Euros)

 

A segunda escolha recai sobre um dos mais exóticos rosés nacionais. Proveniente da região da Beira Interior, apresenta um perfil seco com aromas e sabores a fruta vermelha muito fresca. Pleno de personalidade e muito apelativo. Uma excelente aposta para a mesa.

Sem Igual Rosé 2020 (18 Euros)

 

Recentemente lançado no mercado, este rosé mostra bem a qualidade dos produtos da região dos Vinhos Verdes. Um vinho muito seco, austero e vibrante. Excelente surpresa.

Kopke Winemaker ́s Collection Rosé Tinto Cão Reserva 2020 (22 Euros) 

 

Do Douro continuam a surgir muitos e bons vinhos. Este seduz imediatamente pela cor rosada brilhante e pálida. No copo mostra-se sedoso, muito fresco e cremoso. Pura elegância. Talvez seja o melhor rosé nacional. 

Brancos

O verão, também, é uma altura perfeita para apreciar algumas referências mais ou menos conhecidas do grande público mas todas de grande qualidade.

Fora da Lei Branco 2020 (9 Euros)

 

Este vinho é um perfeito desconhecido, mas uma vez descoberto impressiona pela grande frescura, acidez bem vincada e aptidão gastronómica. 

Herdade do Rocim Fresh From Amphora Branco 2020 (12 Euros)

 

Os vinhos de talha têm uma tradição milenar e são os verdadeiros percursores dos actuais vinhos. Esta referência apresenta um registo muito fácil de beber e refrescante mesmo em garrafa de litro.

LouCa Branco 2017 (18 Euros)

 

Um vinho de perfil austero, delicado e muito fresco. Mais uma referência obrigatória para quem busca um Alentejo diferente do habitual e surpreendente.

Pequenos Rebentos O Caminho Alvarinho Branco 2019 (18,5 Euros)

 

No Minho, a casta Alvarinho assume-se como uma rainha quase incontestável mas é em Monção e Melgaço que ela é coroada de êxito e rodeada de mordomias. Nesta proposta temos um perfil elegante, muito vibrante e cheio de camadas saborosas de puro prazer. Perfeito pratos de peixe.

Textura Pura Branco 2018 (25 Euros)

 

A região do Dão está paulatinamente a reerguer-se para patamares de qualidade que já teve num passado próximo. É um grande vinho e uma excelente surpresa. O futuro da região passa por aqui.

António Maçanita Arinto dos Açores Sur Lies Branco 2019 (30 Euros)

 

Nesta lista não poderia faltar um vinho dos Açores. Esta ilha tem vindo a ser descoberta ou redescoberta por muitos enófilos devido ao perfil marítimo e fresco dos vinhos produzidos. Perfeito para marisco.

Espumantes

Tradicionalmente uma bebida para ocasiões festivas mas que tem vindo a ganhar espaço e adeptos noutros momentos. O verão é mais um deles.

Vadio Espumante Bruto (20 Euros)

 

Este espumante foi elaborado pelo método de solera, algo que o torna único no nosso país. Uma referência de grande complexidade. Uma pérola bairradina desconhecida.

Em Lata

Lá por fora, as bebidas à base de vinho apresentadas em lata existem há vários anos e têm vindo a granjear milhões de apreciadores. No nosso país invadiram inapeladamente as prateleiras das superfícies comerciais durante este ano. Algumas das ofertas mais interessantes são os Portonic. Aqui fica um bastante interessante.

Taylor’s Portonic Chip Dry and Tonic (2,99 Euros)

O perfil semi-doce encontra-se bem balanceado com o gás. Uma bebida muito fresca, desempoeirada e descontraída. Perfeita para beber numa esplanada de verão ou como aperitivo.

 

Deixe uma resposta