
Dão – 13% – PVP: 20 Euros – Nota: 93/18,5
Proveniente de uma vinha muito antiga implantada em solos graníticos. Nesta referência mostram-se aromas e sabores a mato, evolução e leve fruta vermelha. Registo fresco, levemente texturado e profundo. No ponto para ser consumido.
Uma referência quase desconhecida do consumidor comum, mas apresenta-se como um verdadeiro clássico do Dão. Preço fantástico.
Vinificação: As uvas foram vinificadas em lagar com pisa a pé e temperatura controlada. O vinho estagiou em cuba de inox durante 18 meses
Casta: Touriga Nacional.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, mato, leve cereja, folhas secas e leve tabaco.
Boca: Seco, acidez média (+), álcool médio, tanino redondo, corpo médio, intensidade média(+), cereja, leve cogumelo e final longo.
Produtor: Pal Wines
Projeto: A 27 de Julho de 2012, os irmãos Borges lançaram a Palwines, empresa cuja designação é a soma das iniciais dos seus nomes próprios: Pedro, Ana e Luís. O projeto apresenta uma vinha repartida por várias parcelas, sendo uma de Touriga Nacional e as outras de vinha muito velha, do tempo dos bisavós. Com a ajuda dos pais, investiram na exploração das propriedades de pouco mais de 20.000 metros quadrados.
Enologia: Pedro Borges.
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 2025/9/6