Dão – 13% – PVP: 70 Euros – Nota: 94/18,5
Proveniente de vinhas com mais de 85 anos implantadas a 500 metros de altitude. Em primeiro plano mostra-se a fruta vermelha, mato, fruta vermelha e mineralidade, secundados pelas flores, especiarias e folha de tomate. No palato revela fruta vermelha, algumas especiarias e fruta preta levemente texturada e muito fresca. Para a mesa ou para guardar.
Esta referência apresenta um perfil delicado, fresco e elegante. É um dos melhores exemplares nacionais da casta. A não perder.
Casta: Touriga Nacional.
Vinificação: As uvas foram vinificadas em cubas de inox com maceração total até 12 dias. A fermentação malolática e envelhecimento foi feito em tonéis de madeira, de segundo ano, durante 4 anos.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, mato, leve folha de tomate, leve esteva, cereja, amora, mirtilo, leve pimenta branca e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, tanino redondo, corpo médio, intensidade média(+), amora, cereja, mirtilo, leve pimenta preta e final longo.
Temperatura de Serviço: 17º
Projeto: As origens da Quinta de Saes remontam a 1258 e os vestígios da atividade agrícola datam de 1258. O Eng. Álvaro de Castro herdou esta propriedade em 1980 e dedicou-se exclusivamente a ela, reestabelecendo a tradição familiar na produção de vinho. Em 1989 lançou o seu primeiro vinho.
Produtor: Quinta da Pellada
Condição de Prova: Ao almoço.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Data de prova: 2025/10/18
