Herdade do Moinho Branco Antão Vaz Branco 2018

RIEDEL

Alentejo – 13,5% – PVP: 39,90 Euros – Nota: 92/18

Nesta referência destacam-se os aromas florais e a fruta cítrica que se complementam muito bem com alguma tropicalidade, um leve toque de mel e alguma baunilha. O palato mostra-se cítrico, especiado e com uma acidez surpreendente que contribui para uma experiência muito fresca. Termina longo e sedutor.

Excelente companhia para a mesa. A casta branca rainha do Alentejo em grande nível.

Projeto: A Ribafreixo Wines foi fundada na Vidigueira, em 2007, tem como principal actividade a produção de vinho. No ano de 2012 inauguraram uma nova adega com capacidade para 1 500 000 garrafas anuais.

Atualmente, a Ribafreixo é composta por uma propriedade contínua com cerca de 114 hectares plantada com as mais diversas castas: Antão Vaz, Arinto, Verdelho, Síria, Alvarinho e Chenin Blanc. Nas tintas predominam a Alicante Bouschet, a Touriga Nacional, a Alfrocheiro, a Tinta Miúda e a Aragonez.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em barricas de carvalho francês durante 30 dias. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês durante 6 meses com “bâtonnage”. Depois de engarrafado permaneceu durante 18 meses em cave antes de ser lançado no mercado.

Casta: Antão Vaz

Aspeto: Pálido e amarelo-claro.

Nariz: Intensidade média, floral, casca de laranja, leve ananás, lima, biscoito, leve favo de mel e baunilha.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pimenta preta, pimenta branca e final longo.

Produtor: Ribafreixo Wines

Enólogo: Paulo Laureano

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Temperatura de Serviço: 13º

Data de prova: 28/10/2020

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta