
O mês de setembro é por excelência dedicado às vindimas, fermentações e trabalhos associados, mas também à celebração do vinho do Porto. Nesse sentido gostaria de sublinhar os múltiplos eventos organizados pelo I.V.D.P. na cidade do Porto, em especial a “masterclass” intitulada “O Mágico Número 5”.
Assim, as minhas escolhas do mês de setembro recaem sobre dois vinhos do Porto e um grande vinho branco da região dos Vinhos Verdes. Espero que gostem.

Quinta de Azevedo Honra Single Estate Branco 2022
Regional Minho – 13% – PVP: 60 Euros – Nota: 96/19
Lote de Alvarinho e Loureiro, com estágio durante 16 meses em toneis e barricas. Aromaticamente muito intrincado. Em primeiro plano mostra-se a fruta cítrica, biscoito, fruta de caroço e mineralidade. Menos intensamente mas ainda vincada revela-se a barrica, alguma folha de louro e frutos secos. No palato revela grande complexidade e intensidade. Destaque para a ligação entre a untuosidade e frescura da fruta de caroço. Termina longo e acídulo.
Esta nova referência mostra um perfil alicerçado na frescura e untuosidade. Uma grande estreia de um grande vinho. A não perder.

Kopke Porto Colheita Branco 1935
Porto – 20% – PVP: 1140 Euros – Nota: 98/19,5
Proveniente de solos xistosos. De cor castanho claro e aromas bem marcados a frutos secos e madeira exótica, em segundo plano mostram-se a fruta branca, chila e salinidade. No palato revela boa intensidade revelando frutos secos, leve salinidade e leve chila. Para a mesa.
Um belíssimo colheita que todos deveriam provar uma vez na vida.

Quinta das Carvalhas The Impressionist Porto Tawny 80 Anos
Porto – 20% – PVP: 1200 Euros – Nota: 99/19,5
Lote composto por quatro vinhos que variam entre o século XIX e 1975. De côr âmbar e esverdeado revela aromas bem intensos a frutos secos, fruta cítrica, bolo de mel e madeira exótica. Em segundo plano mostra algum verniz e leve vinagrinho. No palato apresenta chila, frutos secos e algum vinagrinho. Para a mesa ou para guardar.
Um Porto de grande intensidade e boa acidez. Um verdadeiro hino ao vinho do Porto e aos tawnys de grande qualidade.