
Dão – 13,5% – PVP: 37 Euros – Nota: 92/18
De cor amarela. Interessante ligação aromática entre a fruta de caroço, a baunilha, a mineralidade e alguma evolução. No palato revela mostra fruta de caroço, manteiga e alguma baunilha. Para a mesa ou para a cave.
De perfil gordo e impositivo mas sem nunca perder a frescura e equilíbrio. Ainda durará muitos anos em cave.
O vinho adquiriu uma tonalidade dourada e desenvolveu aromas a fruta cítrica, leve favo de mel e algum amanteigado. No palato mostrou-se mais amanteigado e leve fruta cítrica. Numa fase excelente para ser degustado à mesa.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em cubas de inox. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês durante 12 meses.
Casta: Arinto.
Aspeto: Intensidade média e amarelo dourado.
Nariz: Intensidade média, lima, pêssego, alperce, baunilha, leve favo de mel, leve manteiga, folhas secas e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio(+), intensidade média(+), leve lima, pêssego, leve baunilha, manteiga e final longo.
Produtor: Global Wines.
Projeto: A Casa de Santar foi fundada no final do século XVIII, é uma das mais icónicas vinícolas do Dão. A Casa de Santar possui o maior terreno contínuo do Dão, com 103 hectares, 83 de variedades tintas e 20 de variedades brancas.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º – 16º
Data de prova: 2023/10/7 – 2025/7/5
Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.