Titan of Douro Fragmentado Tinto 2017

RIEDEL Mind the Glass

Douro – 15% – PVP: 90 Euros – Nota: 91+/18

Neste vinho destacam-se os aromas balsâmicos, florais, a fruta preta e a especiarias. No palato, a fruta negra encontra-se bem amparada pela barrica mas sem se sobrepor. O leve toque achocolatado confere ainda mais caráter. Este vinho é bastante estruturado, com boa acidez e apresenta muita intensidade.

Um “blend” revelador da mestria do enólogo.

Projeto: Este projeto tem as vinhas implantadas no Sopé da Serra do Reboredo, em Paredes da Beira, no ponto a maior altitude do Douro. A zona tem solos de granito recortados por filões de quartzo e situam-se entre os 700 e os 1000 metros de altitude e possui um grande património de vinhas centenárias.

Recentemente, o projeto estendeu-se a Távora-Varosa para produzir vinhos a partir de parcelas de vinha plantadas a uma altitude de 650 metros, com um solo granítico, pobre e acidentado.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e esmagadas a pé em lagar de pedra, no qual também fermentou. O vinho estagiou durante 32 meses em barricas de carvalho francês.

Castas: Mistura de castas tintas.

Aspeto: Intensidade média e rubi.

Nariz: Intensidade média, esteva, mirtilo, ameixa, leve pimento verde, pimenta branca, resina e caruma.

Boca: Seco, acidez média(+), tanino médio, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), cereja, framboesa, pimenta preta, leve chocolate e final longo.

Produtor: Luís Leocádio Wines

Enólogo: Luís Leocádio

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Temperatura de Serviço: 14º

Data de prova: 26/11/2020

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta