Ravasqueira Reserva da Família Branco 2021

RIEDEL Mind the Glass

Alentejo – 13% – PVP: 11 Euros – Nota: 90/18

De cor dourada. Esta referência mostra uma boa paleta de aromas. À frente temos os aromas florais, a fruta cítrica, o biscoito e a mineralidade. Num segundo plano mostra-se a baunilha e a fruta tropical. O palato confirma a fruta cítrica e a fruta tropical muito fresca, mas agora envolta em baunilha e manteiga. A acidez bem marcada remete este vinho para a mesa.

Uma referência ainda muito jovem, elegante e envolvente com muitas pernas para andar. Uma belíssima combinação de duas castas que casam muito bem com excelente preço.

Vinificação: As uvas fermentam em cubas de inox e em barricas de Carvalho francês (20% novas / 80% usadas), com temperatura controlada. O vinho estagiou sobre as borras com “battonage” ligeira durante 6 meses.

Castas: Alvarinho (45%) e Viognier (55%).

Aspeto: Intensidade média e dourado.

Nariz: Intensidade média, flores brancas, casca de laranja, leve ananás, leve baunilha, biscoito e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média, lima, leve ananás, leve baunilha, manteiga e final longo.

Produtor: Ravasqueira

Projeto: A propriedade foi adquirida por D. Manuel de Mello, como casa de família e retiro fora da cidade em 1943. As primeiras vinhas foram plantadas, em 1998, no Monte da Ravasqueira e quatro anos depois surgiu o primeiro vinho. O ano 2017 ficou marcado por um ajustamento na identidade da marca e por um processo de reposicionamento comercial, renovando-se o portfolio dos vinhos. Os vinhos passaram a integrar duas grandes gamas – Monte da Ravasqueira e Ravasqueira – e foram lançados novos vinhos: Reserva da Família e os segmentos Clássico, Superior e Seleção do Ano.

Enólogos: David Baverstock e Vasco Rosa Santos

Condição de Prova: Ao jantar.

Capacidade: 0,75 L

Temperatura de Serviço: 12º

Data de prova: 11/8/2022

Observações: Amostra gentilmente enviada pelo produtor.

Deixe uma resposta