Quinta do Poço do Lobo Reserva Rosé 2018

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Bairrada – 12% – PVP: 14,5 Euros – Nota: 90/18

Este referência mostra aromas florais e a fruta muito fresca. O toque levemente especiado, salino e ligeiramente evoluído contribuem para um “bouquet” bastante complexo. Ainda assim, a maior surpresa está no palato. A acidez marcante e os taninos levemente marcados conferem bastante garra a um conjunto medianamente frutado, especiado e, acima de tudo, elegante.

Uma excelente opção para a mesa.

Projeto: As Caves S. João foram fundadas em 1920 pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa. Inicialmente a empresa dedicava-se à comercialização de vinhos finos do Douro e licores. Nos anos 30, com a interdição da elaboração dos vinhos do Porto fora de Vila Nova de Gaia, a Empresa começa a comercializar vinhos de mesa da Bairrada, incluindo a produção de espumantes naturais.

Mais tarde, as Caves São João adquirem a Quinta do Poço do Lobo, uma propriedade com cerca de 37 hectares, situada na pequena localidade de Pocariça no concelho de Cantanhede. Com as uvas ali colhidas, a empresa iniciou a produção de diversas referências que são vendidas atualmente.

Vinificação: As uvas foram prensadas suavemente. O mosto resultante fermentou em pipas de carvalho avinhadas e em cubas de aço inoxidável, com temperatura controlada. O vinho estagiou durante alguns meses antes de ser engarrafado e foi realizada “bâtonnage” periódica durante esse tempo.

Castas: Pinot Noir (50%) e Baga (50%).

Aspeto: Pálido e casca de cebola claro.

Nariz: Intensidade média, rosas, morango, romã, salino, folhas secas, leve pimenta branca e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(-), tanino médio(-), corpo médio, intensidade média(+), morango, leve pimenta preta e final longo.

Produtor: Caves São João

Enólogo: António Carvalheira

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Temperatura de Serviço: 11º

Data de prova: 20/6/2020

Deixe uma resposta