Quinta do Côtto Vinha do Dote Tinto 2015

RIEDEL Mind the Glass

Douro – 14% – PVP: 22 Euros – Nota: 88

A Quinta do Côtto, situada em Cidadelhe, é uma propriedade de 75 hectares de vinha e um solar construído no século XVIII. Os proprietários da quinta, a família Montez Champalimaud, produziram vinho do Porto até ao início do século XX.

Sob a liderança de Miguel Champalimaud, que a partir de 1976 tomou a seu cargo a produção dos vinhos da Quinta do Côtto, assistiu-se ao estabelecimento do conceito de Vinhos de Quinta.

Castas: Não identificada (vinha velha).

Aspeto: Intensidade média e rubi.

Nariz: intensidade média, esteva, cravinho, cereja madura, amora madura, mirtilo, caixa de tabaco e leve baunilha.

Boca: seco, acidez média(+), tanino áspero, álcool médio(+), corpo médio(+), intensidade média(+), leve baunilha, amora madura, cereja madura mirtilo e final longo.

Conclusão: O vinho impressiona pela complexidade apresentada. A fruta madura, bem marcada, no nariz conjugada com as notas especiadas e vegetais conferem-lhe uma enorme atratividade.

Gostei da elevada textura apresentada, pois os taninos estão bem presentes e marcados (uma das marcas distintivas deste produtor). Também gostei do carácter austero e final longo. Por fim, apreciei bastante o trabalho realizado pela enologia, muito embora o vinho tenha 12 meses de estágio em barrica, este não se apresenta muito marcado.

Produtor: Quinta do Côtto

Condição de Prova: Sem comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 16º

Data de prova: 30/3/2019

Deixe uma resposta