Quinta da Biaia Reserva Tinto 2017

RIEDEL Mind the Glass

Beira Interior – 14% – PVP: 20 Euros – Nota: 88/17,5

De cor rubi. Nesta referência destacam-se os aromas a mato, resina e a fruta preta. O palato mostra fruta, muito fresca, e leves especiarias. Boa estrutura e muito elegante.

Um perfil muito fresco, vegetal e, acima de tudo, bastante exótico e sedutor.

Projeto: A Quinta da Biaia é um projeto familiar, iniciado em 2014, com cerca de 100 ha e fica situada entre as encostas de Castelo Rodrigo e a Serra da Marofa. A área plantada com vinha corresponde a cerca de 29 ha e está distribuída por três parcelas: a vinha da Alvandeira, a vinha do Souto e a vinha das Lameiras. As vinhas estão entre os 700 e os 750 metros de altitude.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e ligeiramente esmagadas. Segui-se uma maceração pré-fermentativa durante 10 dias. A fermentação decorreu ao longo de 14 dias em Inox. O vinho estagiou em barricas de Carvalho francês durante 32 meses.

Castas: Touriga Nacional (60%), Touriga Franca (20%) e Jaen (20%)

Aspeto: Intensidade média e rubi.

Nariz: Intensidade média, esteva, mato, casca de árvore, amora, framboesa, alcaçuz, resina, leve pimenta branca e leve caruma.

Boca: Seco, acidez média(+), tanino áspero, álcool médio(+), corpo médio, intensidade média(+), amora, framboesa, leve ameixa, pimenta branca e final médio(+).

Produtor: Quinta da Biaia

Enologia: Luís Leocádio

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 18º

Data de prova: 20/10/2020

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta