Menina d’ Uva Ciste Palhete 2019

RIEDEL

Trás-os-Montes – 12% – PVP: 16,39 Euros – Nota: 86/17

De cor aberta. Aromas e sabores a fruta muito fresca. Um vinho muito equilibrado e saboroso, num registo muito franco. Uma boa aposta para quem se quiser iniciar no mundo dos “vinhos naturais”.

Projeto: Em 2017, Aline Domingues deixou Paris, e uma carreira de cientista, para regressar a Uva, uma pequena aldeia que viu nascer os seus pais situada no nordeste transmontano, próxima de Espanha.

No ano seguinte recuperou algumas parcelas de vinhas antigas e atualmente controla cerca de três hectares de vinha. O projeto tem no mercado várias referências provenientes de uma agricultura biológica e uma enologia minimalista.

Vinificação: As uvas foram encubadas de bago inteiro durante 4 dias, antes da fermentação. A fermentação decorreu em cubas de inox com leveduras indígenas.

Castas: Uvas tintas (70%) – Bastardo e Negreda, principalmente – e uvas brancas (30%) – Malvasia, Bastardo Branco e Moscatel Roxo.

Aspeto: Intensidade média(-) e rubi claro.

Nariz: Intensidade média, uva, framboesa, amora, terra, leve café e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez média(+), tanino redondo, álcool médio(-), corpo médio, intensidade média(+), framboesa, amora e final médio(+).

Produtor: Menina d’Uva

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 13º

Data de prova: 26/12/2020

Deixe uma resposta