Lopo de Freitas Tinto 2016

RIEDEL Mind the Glass

Bairrada – 14% – PVP: 45 Euros – Nota: 91+/18

De cor rubi. Aromas a fruta vermelha, especiarias, baunilha e alguma evolução. No palato revela fruta vermelha e especiarias. Boa textura e intensidade. Um vinho muito equilibrado em todas as dimensões.

Uma referência muito apelativa capaz de seduzir um público muito vasto resultante de castas internacionais com um “twist” bairradino.

Projeto: A empresa foi fundada por Elpídio Martins Semedo em 1937, e desde 1970, foi dirigida por Lopo de Freitas. Inicialmente criada para a produção de espumantes mas com o passar do tempo alargou a gama de produtos adicionando aguardentes e vinhos de mesa.

Atualmente, a empresa detém várias propriedades na sua posse totalizando cerca de 20 hectares, mas mantém inúmeros produtores a produzir uvas para suprir todas as suas necessidades de matéria prima. O projeto mobiliza anualmente uma área superior a 100 hectares na região da Bairrada.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em lagar de inox com temperatura controlada. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês durante 12 meses.

Castas: Merlot, Syrah e Baga.

Aspeto: Intensidade média e rubi.

Nariz: Intensidade média, morango, ameixa, pimenta preta, baunilha, caixa de tabaco e leve couro.

Boca: Seco, acidez média, álcool médio(+), corpo médio(+), intensidade média(+), ameixa, pimenta preta, baunilha e final longo.

Produtor: Caves do Solar de São Domingos

Enóloga: Susana Pinho

Condição de Prova: Sem comida

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 12º

Data de prova: 11/3/2021

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta