Cinética Reserva Loureiro e Arinto Branco 2018

RIEDEL Mind the Glass

Vinho Verde – 13,8% – PVP: 10,5 Euros – Nota: 90+/18

É interessante verificar a excelente ligação entre os aromas florais com a fruta fresca, as especiarias, a manteiga, a leve evolução e a elevada mineralidade. No palato destacam-se a muitas camadas de sabores, desde logo a untuosidade e a acidez bem ligada com a barrica.

Uma referência sumptuosa, gorda mas simultaneamente austera. Um grande vinho.

Vinificação: Inicialmente, as uvas foram desengaçadas e prensadas suavemente. Após 30 horas de decantação a frio foi introduzido em barricas usadas de carvalho francês onde fermentou. O vinho estagiou durante oito meses nas mesmas barricas em contacto com as borras. Durante este período o vinho foi sujeito ao processo de “bâtonnage”. Após este, o vinho estagiou dois meses em inox.

Casta: Loureiro (75%) e Arinto (25%)

Cor: Intensidade média e dourado.

Nariz: Intensidade média, folha de louro, lima, pêssego, sílex, leve pimenta branca, manteiga, biscoito, leve favo de mel e leve folha seca.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego, pimenta branca, leve pimenta preta, leve manteiga e final longo.

Produtor: Cizeron Wines

Projeto: Henrique Cizeron é médico veterinário mas cedo trocou o mundo animal pelo vegetal. Desde 2007 tem realizado vindimas nas mais diversas latitudes do planeta vínico, trabalhando com diferentes produtores e enólogos em modo “flying winemaker”. O projeto envolve a marca Cinética (Douro) e Toroa (Nova Zelândia) e reúne os diferentes vinhos produzidos em quantidades residuais ao longo dos últimos anos.

Enólogo: Henrique Cizeron.

Condição de Prova: Ao jantar.

Temperatura de Serviço: 10º

Data de prova: 6/7/2020 – 9/1/2021

Deixe uma resposta