
Vinhos Verdes – 12,5% – PVP: 19,9 Euros – Nota: 90/18
Proveniente de uma vinha com solos graníticos. Em primeiro plano destacam-se os aromas florais, fruta cítrica, biscoito e mineralidade. Em segundo plano revela-se alguma tropicalidade, leve marmelada, especiarias e salinidade. No palato mostra fruta cítrica fresca, biscoito, leve salinidade e um leve toque da barrica. Para guardar.
O vinho apresenta-se ainda muito jovem, mas com margem de progressão. A primeira edição de um projeto que importa seguir.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em barricas de carvalho francês, com temperatura controlada. O vinho estagiou nas mesmas barricas durante 4 anos, com levantamento das borras.
Casta: Alvarinho.
Aspeto: Pálido e amarelo-claro.
Nariz: Intensidade média, leve ananás, flores brancas, casca de laranja, leve marmelada, biscoito, leve pimenta branca, leve salino e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, biscoito, leve pimenta preta, leve salinidade e final médio(+).
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Produtor: Bagagem.
Projeto: As vinhas, localizadas em 3 freguesias de Monção, perfazem 2.5 hectares sendo a mais antiga de 2001. O projeto é liderado pelo enólogo Luís Moreira.
Enologia: Luís Moreira.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 15º
Data de prova: 2025/6/7
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.