À 10ª edição, a Festa do Tomate do Tomate Coração de Boi do Douro tem mais um motivo para celebrar: o tomate que é rei acaba de conquistar reconhecimento internacional com o premiado livro Tomate Coração de Boi do Douro – A outra riqueza do vale mágico (Gourmand World Cookbook Awards), lançado o ano passado.
Neste espírito comemorativo, é com muito gosto que informamos que o Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro (TCBD) realiza-se este ano na Quinta da Pacheca, dia 29 de agosto de 2025. À semelhança das edições anteriores, após a avaliação do júri, a partir das 18h00, realiza-se no mesmo espaço um encontro entre o júri, os produtores de tomate/vinhos, visitantes e turistas, ao qual se segue um jantar-volante.
TODA A FESTA TOMATE CORAÇÃO DE BOI DO DOURO
➤ Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro
o 11h00-17h00 – seleção do melhor tomate 2025 (reservado a júri e produtores concorrentes)
o 14h30-18h00 – prova cega do tomate em concurso
o 18h00- 24h00 – jantar volante e anúncio do vencedor.
➤ Tomate à mesa (a)gosto todo – festival do tomate nos restaurantes referenciais do Douro, durante todo o mês de agosto.
➤ Tomate à Capella – mercadinho e festa na bonita praça da Capela Barroca de Arroios (Vila Real), no âmbito do Projeto Capella 2025.
o 30 de agosto, a partir da 17h30 – prova de tomate, azeite e flor de sal na capela oitocentista da aldeia, seguida de abertura do mercadinho da Capella, com venda de vinhos do Douro DOC e Porto, petiscos, provas de degustação e venda de produtos locais e regionais, animação e muito, muito tomate para venda.
Na sua X edição, a Festa do Tomate Coração de Boi do Douro é um evento anual de valorização dos produtos autóctones e tradicionais da região vinhateira Património da Humanidade e de Trás-os-Montes. Em 10 anos, transformamos a época de produção do tomate numa festa no Douro, atraindo à região um número cada vez maior de pessoas. A iniciativa centra-se no Tomate Coração de Boi, mas vai muito além disso. É também um momento de exaltação da região vinhateira nas suas múltiplas vertentes, promovendo o vinho, o território e os seus produtos, o turismo e as gentes do Douro que aqui trabalham todos os dias e aqueles que, com visão, nele investem.
“in comuniado à imprensa”
