Bairrada – 12,5% – PVP: 29 Euros – Nota: 93/18,5
Proveniente de uma vinha com solos argilo-calcários. Salientam-se as notas aromáticas a flores brancas, ervas aromáticas, fruta de caroço, especiarias, mineralidade e leve evolução. No palato revela fruta de caroço, algumas especiarias e fruta cítrica. Para a mesa ou para guardar.
Um grande vinho realizado a partir da casta Cercial, de perfil muito fresco, acídulo e cheio de personalidade. Para além das tradicionais Maria Gomes, Bical e Arinto, a Cercial também origina belíssimos vinhos brancos na Bairrada, no entanto ainda são poucos os produtores que apostam nela.
Casta: Cercial.
Vinificação: As uvas fermentaram em barricas usadas de 650 litros e o vinho estagiou nas mesmas barricas durante 7 meses.
Aspeto: Pálido e amarelo.
Nariz: Intensidade média, leve flores brancas, funcho, pêssego, sal, pimenta branca, leve caruma e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), pêssego, lima, leve pimenta branca e final longo.
Temperatura de Serviço: 12º
Produtor: Luís Pato
Projeto: Luis Pato é um inconformista e um pioneiro. Em 1980 produziu o seu primeiro vinho e em 1988 plantou a casta Baga em “pé franco” (vinhas não enxertadas) para compreender os vinhos pré-filoxéricos. Em 1995 lançou o vinho Quinta do Ribeirinho Pé Franco. Uma das referências melhor conotadas da região e um ícone bairradino.
Enologia: Luís Pato.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Data de prova: 2025/3/30.
