
Vinho Verde – 13% – PVP: 23 25Euros – Nota: 90 92/18
Boa complexidade aromática destacando-se os aromas florais, fruta de caroço, biscoito, especiarias e mineralidade. No palato revela fruta de caroço, biscoito, leve fruta cítrica e alguma baunilha.
O vinho adquiriu uma tonalidade palha e aromas a evolução, no entanto perdeu os aromas a flores e a folha de louro. No palato, a barrica ficou mais integrada e a fruta cítrica mais apurada. Também adquiriu um toque de manteiga.
De perfil fresco, elegante e levemente texturado. Muito bom equilíbrio entre acidez e doçura. Um loureiro exótico e inconformado que mostra bem a plasticidade da casta.
Casta: Loureiro.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e foram submetidas a maceração pelicular. A fermentação ocorreu em barricas de carvalho francês usadas, com temperatura controlada. O vinho estagiou nas mesmas barricas durante 15 meses, com “bâtonnage”.
Cor: Intensidade média e amarelo palha.
Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, leve folha de louro, palha, casca de laranja, lima, pêssego, biscoito, pimenta branca, leve funcho, leve caruma e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), leve tanino, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), leve lima, pêssego, biscoito, leve baunilha, manteiga, pimenta preta e final médio(+).
Produtor: Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Projeto: A Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez foi fundada em 1963. Atualmente possui cerca de 1.000 associados, que representam uma área de 1.200 hectares de vinha, maioritariamente nos concelhos de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Enólogos: José Antas Oliveira e Patrícia Pereira José.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Condição de Prova: Ao jantar – Sem acompanhamento de comida.
Data de prova: 2023/8/28 – 2025/3/31
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.