Rias baixas – 13% – PVP: 31 Euros – Nota: 96/19
Proveniente de uma vinha com mais de 45 anos junto ao mar. Destaque aromático para a fruta de caroço, salinidade, fruta cítrica e alguma evolução. No palato a fruta muito fresca e salina está envolvida em leves especiarias. A leve evolução confere uma camada suplementar de complexidade que se liga magistralmente com a acidez cortante e a austeridade desta referência.
Este vinho está no momento ideal para ser bebido, no entanto ainda tem uma margem de progressão assinalável. É uma das melhores referências da sub-região do Val do Salnés.
Vinificação: As uvas foram previamente desengaçadas e fermentaram em barricas usadas de carvalho francês com temperatura controlada. O vinho estagiou em barricas usadas de carvalho francês.
Casta: Alvarinho.
Aspeto: Intensidade média e palha.
Nariz: Intensidade média, leve endro, pêssego, casca de laranja, leve pimenta branca, folhas secas, leve mel e salino.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego, leve pimenta branca, sal, leve mel e final longo.
Produtor: Bodegas Forjas del Salnés.
Projeto: Em 1980, Francisco Méndez Laredo, pai e avô dos atuais administradores da adega, fez parte da equipa que fundou a D.O. Rías Baixas. Desde 2005 trabalham em colaboração com o enólogo Raúl Pérez. A sede do projeto está situado na localidade de Meaño. A vinha El Torno ocupa 2.000 metros quadrados dedicados há mais de um século ao cultivo da variedade Alvarinho. Quatro hectares de vinha própria e 3 hectares arrendados distribuídos por várias parcelas situadas nos diferentes municípios galegos de Meaño, Cambados, Sanxenxo e Barro.
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 2026/1/30
