Escolhas do Mês de Outubro de 2025

Mind the Glass

Em outubro, o grosso do trabalho das vindimas está terminado e as vinhas entram num renovado ciclo letárgico. Surge agora o tempo da mobilização dos solos para otimizar a absorção das chuvas do outono e inverno. É agora o tempo dos eventos vínicos e das apresentações ao público das últimas novidades.

Assim, as minhas escolhas do mês de outubro recaem sobre um vinho branco, um rosé e um belíssimo moscatel de Setúbal. Saúde.

Centenariae Vineae Vinha do Canez Branco

Dão – 13,5% – PVP: 31 Euros – Nota: 94/18,5

Este vinho resulta de uma mistura de várias colheitas. Destaque para os aromas e sabores harmoniosos entre a fruta de caroço, especiarias e evolução.

Uma referência bastante complexa, fresca e com evolução. Um grande clássico do Dão.

Rosa Celeste Rosé 2023

Douro – 12,5% – PVP: 50 Euros – Nota: 94/18,5

De cor muito aberta. Nesta referência apresentam-se primeiramente aromas a rosas, fruta vermelha e mineralidade. Complementarmente mostra-se alguma hortelã e especiarias. No palato mostra-se a fruta vermelha e leves especiarias. Um grande rosé, cheio de personalidade e austeridade. Talvez seja um dos melhores exemplares nacionais.

Horácio Simões Moscatel de Setúbal Excellent

Setúbal – 17% – PVP: 51,10 Euros – Nota: 95/19

Resultado de um lote de barricas especialmente selecionadas. Aromas muito intensos a flores, frutos secos, madeira exótica. No palato mostra pêssego, laranja e passas. Aguardente bem integrada. Para a mesa.

Um vinho cheio de caráter, intensidade e complexidade. Muito untuosidade e glicérico. A não perder.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.